Notícias

União e Glórias

Entrevista – Dr. Marco Aurélio de Sales

Após o início da temporada 2018 e o andamento do campeonato da SPFL, batemos um papo com o Coordenador do Departamento de Psicologia do Esporte do Palmeiras Locomotives, o Dr. Marco Aurélio de Sales e o Head Coach André “China” Gassul, sobre todo o trabalho e o impacto no desenvolvimento do time.

O Dr. Marco Aurélio possui um extenso currículo:
– Graduação em Psicologia;
– Pós-Graduado em liderança, gestão e pessoas e equipes;
– Aprimoramento em Psicologia Clínica.

Atuando em:
– Clínica Particulares;
– Desenvolvimento de liderança Corporativo;
– Orientação Vocacional Corporativa;
– Avaliação de Cultura Corporativa;
– Palestrante Universitário Psicologia clínica e Desenvolvimento de liderança;
– Avaliação e orientação para atores.

Confira mais sobre o trabalho do Dr. Marco Aurélio nas suas redes sociais:
Página Oficial: Dr. Marco Aurélio de Sales
Facebook: Dr. Marco Aurélio de Sales
E-mail: psicologomarco@yahoo.com.br

ponte-preta-gorilas-36-x-29-palmeiras-locomotives_26889859098_o


Dr. Marco Aurélio de Sales:

O que é a Psicologia do Esporte para quem não sabe?
Psicologia do Esporte foi oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal desde 2001. Mas sabe se que ela ja era aplicada no esporte muito tempo antes disso. No Brasil na década de 80 alguns times de futebol já faziam trabalhos com psicólogos.

A psicologia do Esporte trabalha o atleta fortalecendo seu equilíbrio emocional e, por consequência, melhorando seu potencial físico, motor, cognição, capacidade de raciocínio. Entende se que não há separação entre mente e corpo, se um está em desequilibriado afeta o outro. E hoje sabemos que muitos detalhes podem influenciar no resultado de uma equipe, um dos que se destaca é o equilíbrio psicológico do jogador individualmente, o psicológico da comissão técnica e do grupo como um todo.

Desde que chegou ao Locomotives, como você observa o efeito do seu trabalho?
Desde que cheguei no Locomotives banho trabalhando de diversificados formatações de trabalhos com psicologia:

A) Recuperando atletas que baixaram a performance por motivo e emocionais, que é muito comum em qualquer esporte;
B) Trabalhando com atendendo psicológico emergencial, onde em uma sessão identificamos fatores psicológicos da vida pessoal que impede o desenvolvimento do atleta, da pessoa. Por exemplo diagnosticando a depressão, ao tratar ela, rapidamente nota a uma melhora no humor, na energia física, na atenção, na disposição para os treinos, para o jogo, para a vida pessoal do atleta.
C) Avaliação de potencial psicológico do atleta, aqui eu faço uma entrevista psicanalítica, aplico um instrumento psicológico psicanalítico, cruzo os dados e vamos onde, em que área, qual qualidade o atleta possui e não está usando, identificamos potências peculiares, individuais que são cabíveis e necessários para sua performance como atleta e muitas vezes não é têm ciência disso, não usufrui, não usa.

Como é o processo de acompanhamento de um atleta? É diferente para um atleta de FA?
Avaliação do clima do grupo, onde junto a comissão técnica auxílio a identificar características do grupo que podem estar desmotivando, distanciando, dividindo o grupo. Assim podem ser tomadas intervenções individuais ou em grupo para fortalecer o clima do grupo e colaborar para alcance a uma para performance.

O acompanhamento se dá 100% nos treinos, ou fora deles também?
O acompanhamento do atleta não é feito de forma homogênea. Dependendo do diagnóstico feito, os acompanhamentos seguem caminhos, formatos, abordagens diferentes. Pode ser que seja identificar a a depressão ou estresse crônico, nesse caso requer um acompanhamento mais longe duradouro. Já no caso apenas de aumentar a performance do atleta é mais curto, de 2 à 6 sessões.

Qual a experiência de acompanhar um time de FA nas competições, ficar lado a lado com os atletas, acompanhar tudo na sideline?
Na sua maioria o acompanhamento é feito durante os treinos, previamente agendado com a CT, assim também Pode se coletar dados abservando o atleta treinando, em seu ambiente natural, coleta-se informação de suma importância apenas com observação para avaliação individual do seu psicólogo. Assim como tem muitos fatores que o psicólogo só consegue entender estando na sideline, pois no jogo é jogo e treino é treine, já diz a antiga expressão. Ou seja, muitos atletas treinam em alta performance, mas no jogo não mantém o mesmo desempenho, pois no jogo o Fator psicológico fica mais intenso do que nos treinos. Assim, na sideline consigo compreender muitos comportamentos, travas psicológicas dos atletas, da Cd e do grupo que em treino nem sempre é possível observar. A eventualmente também podemos observar que algum jogadar está muito desequilibrado psicologicamente, e assim orientar a Ct para tomar as dívidas ações em pró do atleta, da equipe e do jogo.

Outro fator que é peculiar da Psicologia aplicada no Locomotives Palmeiras é que é usado à teria da Psicologia Psicodinamica, ou seja, não importamos método tradicional da Psicologia do Esporte que usa como seu centro a psicologia comportamental. Aqui eu aplico a psicodinamica, a psicanálise para que o atleta alcance sua alta performance como um todo, como jogador, como pessoa, que vem ao encontro da Cultura da diretoria e presidência, cuidar da pessoa, não apenas do atleta.

ln2017-palmeiras-locomotives-39-x-0-jundia-oncelots_36021136900_o
Nosso Head Coach, André China, também falou sobre o trabalho:

Qual a importância de agora possuir uma equipe de psicologia?
Para mim e de extrema importância termos uma equipe de psicólogos. Todo time deveria investir nisso, principalmente por se tratar de um esporte onde as pessoas tem uma vida pessoal e profissional fora, muitos vem com problemas que acabam por diminuir e muito a performance e essa equipe sem duvida contribui muito pra tirar o melhor de cada atleta.

Qual o trabalho do psicólogo Marco nos bastidores? Ele auxilia na parte Organizacional, comissão técnica, como?
O Psicólogo hoje e um dos meus braços direitos. Ele me auxilia e auxilia o time em todas as tomadas de decisões, nos orientando sobre os mais diversos assuntos.

O Psicólogo também auxiliou você na condução do clima de grupo? Como?
A presença do psicólogo antes , durante e dps do jogo e algo que faz muita diferença. Posso dizer que ele ja colaborou diretamente em pontuações.

Leave a Reply